Jornalismo

Textos e artigos jornalísticos sobre os principais acontecimentos contemporâneos, centrando-se na geopolítica.

Reflexões

Reflexões sobre os mais diversos temas, desde educação até esportes.

Geografia

Artigos de opinião sobre geografia, suas problemáticas atuais e análises históricas.

Sustentabilidade

Textos sobre o papel da sustentabilidade na realidade geopolítica, climática e ambiental contemporânea.

Resenhas

Resenhas sobre livros, filmes, séries e documentários que podem promover reflexões e debates interessantes.

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Cinco dias e um único sonho: Jesc Estadual


Já estou no município de Maravilha, no extremo oeste catarinense, para realizar a cobertura da etapa regional oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).

5 dias e um mesmo sonho: 900 jovens de 15 a 17 anos, dos municípios vizinhos, em busca da tão sonhada classificação para a etapa estadual. 

Disputarão vagas nas modalidades de: volei, volei de praia, futsal, basquete e handebol. 

Os três primeiros colocados de cada modalidade garantem a vaga para a etapa estadual do Jesc que acontecerá entre os dias 30 de junho a 8 de julho, na acolhedora cidade de Timbó.

Além da etapa regional de Maravilha, ainda teremos mais três etapas antes do Estadual: Fraiburgo (Centro-Oeste), Mafra (Leste/Norte) e Urussanga (Sul). 

Promovida pelo Governo do Estado por intermédio da Fesporte, os Jesc é uma competição que envolve os alunos que estão matriculados em escolas públicas e privadas de Santa Catarina. 

Acompanhe nas redes sociais até segunda-feira, 5, a etapa regional  de Maravilha. 

E você que vai participar, capriche. Represente bem sua escola. E lembrem-se: "nada é tão nosso quanto nossos sonhos" 

terça-feira, 9 de maio de 2023

Ginástica Artística: beleza e sensibilidade que encantam os olhos

          Sofia Oliveira focada nos treinamentos              Foto: Arquivo Pessoal 

No último final de semana, 06 e 07 de maio, aconteceu no complexo esportivo Rozendo Vasconcelos Lima, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, o Torneio Estadual de Ginástica Artística. 513 atletas, um recorde de inscritos, participaram do evento promovido pela Federação de Ginástica de Santa Catarina. 

Diversas atletas que chegaram ao nível de disputas das principais competições esportivas da ginástica artística do estado de Santa Catarina, como Olimpíadas Estudantil de Santa Catarina (Olesc), Joguinhos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), iniciaram as suas carreiras disputando o Torneio Estadual de Ginástica Artística.

Sofia de Melo Oliveira, 16 anos, atleta da Isabela Feijó Centro de Treinamento, é um desses casos. A ginasta começou seus treinos na ginástica aos 11 anos, pois segundo ela sentia necessidade de fazer uma atividade física. Descobriu a ginástica e a dança e se encantou. 

Nesse evento, Sofia participou pela primeira vez da categoria adulta nível 2 e conquistou a medalha de ouro no solo e no salto. Nessa competição, Sofia teve orientação da treinadora Flávia Zardoo, pois sua treinadora, Isabela Feijó, está em licença maternidade. 

Para ela que foi campeã na trave e terceira colocada no salto no ano passado na Copa Estadual, o ouro agora tem sabor especial. Tendo como ídolos Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, Sofia tem o sonho de competir nacionalmente e tem em seus familiares e amigos, os maiores incentivadores. 
 
Outro caso que reforça a importância e a grandeza do Torneio Estadual é a garotinha Lívia Vargas Stolarski, 6 anos, atleta do Jurerê Sports Center, que sob a orientação da treinadora Letycia Vitória, conquistou a medalha de prata em sua categoria. 

A pequena Lívia no Torneio Estadual 2023              Foto: Arquivo Pessoal 

Lívia iniciou sua trajetória na ginástica com apenas 3 aninhos. Um fato curioso foi a inspiração da garotinha. Após chegar da casa dos avôs, ela disse a mãe que queria ser ginasta após assistir uma série, "Perfeita execução". 

A mãe Ravine Stolarski é grande incentivadora da filha e destaca com orgulho o desenvolvimento da menina. "A Lívia não tem problemas com o nervosismo e encara as competições com leveza, concentração e muita alegria."

Delamare de Oliveira Filho - 09 de maio de 2023

segunda-feira, 24 de abril de 2023

"Esse Avai faz coisa"

Muitas pessoas, principalmente os que residem em Florianópolis, já ouviram a expressão criada por Miguel Livramento, em 2015, "Esse Avai faz coisa".

Tal ditado, surgiu em uma entrevista, onde Miguel o utilizou, para destacar alguma façanha ou algo que viesse a acontecer de extraordinário com o clube nos eventos futebolísticos. 

Uma coincidência do esporte, reforçou ainda mais essa superstição no torcedor azurra. No sábado a tarde, 22, em Florianópolis, a equipe masculina, jogando no Estádio  Aderbal Ramos da Silva, Ressacada, em partida válida pela segunda rodada da Série B do campeonato brasileiro,  venceu o Mirassol (SP) pelo placar de 1 a 0, com gol marcado pelo colombiano, Santiago Patino, aos 50 minutos do segundo tempo. 

                           Avaí vence o Mirassol por 1 a 0          Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C / ND

No domingo, 23, em Caçador, no Estádio Carlos Alberto Costa Neves, a equipe feminina, Avai Kindermann, venceu o Grêmio por 2 a 1, pela oitava rodada do campeonato feminino, Série A1.

Brendha, aos 6 minutos do 2o tempo  fez o primeiro gol do Avai. Raquel Fernandes aos 41 minutos empatou para o Grêmio e no último lance da partida, Dani Venturini cobrou uma falta na trave e a bola sobrou para a paraguaia, Veronica Riveros, que fez o gol da vitória das leoas aos 58 minutos.

Aos 30 minutos do segundo tempo, o jogo ficou interrompido, pela presença de um drone sobrevoando o estádio, o que é proibido pela Confederação Brasileira de Futebol!

Após a resolução do incidente a partida foi reiniciada, o que explica os 58 minutos de jogo no segundo tempo. 

                                    Avaí/Kindermann vence o Grêmio          Foto: @avai.kindermann

O próximo jogo do Avai, válido pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro Masculino, acontecerá no dia 28 de abril, contra o Criciúma, no sul de Santa Catarina. Já as Leoas, do Avai Kindermann, enfrentam a equipe do Real Ariquemes, em Rondônia, extremo norte do Brasil, no dia 29 de abril pela nona rodada da Série A1 do campeonato brasileiro feminino de futebol.

quarta-feira, 29 de março de 2023

No mês da mulher, July brilha e faz seu 1o gol no FutFesporte


Na noite de ontem, terça-feira (28), July brilhou e fez seu primeiro gol no FutFesporte.

A partida começou bastante equilibrada com das duas equipes marcando forte e não dando espaços para os adversários. 

Mas algo imprevisível aconteceu e mudou o destino da partida. Marcelo do $$$, sofreu uma lesão leve e precisou ser substituído. 

A partir daí a equipe azul cresceu e passou a comandar o meio campo, com o Messi do Pará (Pradinho) e Lucas Kaká, jogando soltos e com eficiência,  vencendo o duelo contra Hugo (El Matador) e Willian (o modelinho de Sombrio).

No ataque da equipe azul, o toque de bola era rápido com Júlio 02 e Dela Gol (que às vezes não tocava tão rápido). 

E lá pelas tantas, o el matador Hugo, abriu espaço e numa linda jogada tocou para o meio da área. Valdir Bigode (Fabrício) fez o corta luz e July apareceu e tocou para o fundo das redes do experiente goleiro Scharf. 


No final de partida, July comentou que achou incrível o gol. "Não esperava fazer gol hoje. Foi incrível", disse a goleadora. 

Destaques também para Jean, no meio campo, e para Ricardo, na lateral direita, que correram mais que todos na equipe azul.

Max e Bruno, com marcação sem deixar espacos, sustentaram a zaga da equipe vermelha após a saída e Marcelo do $$$. 
Pivato e Scharf foi um show a parte com defesas importantes em momentos cruciais da partida. 


Ao final, muito mais do que o placar, a amizade e o entusiasmo da reunião com os amigos.

Agradecemos também a Camila Beal e Fernanda Borges que fizeram a cobertura com as fotos e vídeos. Valeu meninas! 

Semana que vem tem mais !

quarta-feira, 22 de março de 2023

Desígnios de Deus

Na tarde de ontem, 21 de março de 2023, perguntei a um amigo sobre a sua opinião acerca de uma pessoa que conheci recentemente. 

Ele respondeu prontamente: "essa pessoa é incrivel". Fiquei o dia todo intrigado com aquela resposta. 

Se tem algo que admiro e valorizo muito é uma pessoa que ainda não conheço, ser muito bem elogiada por outra. 

Isso porquê, vivemos num mundo onde situações assim não são tão comuns. 

Muitos não têm a coragem de fazer isso.  Escutar algo tão significativo e positivo de alguém que não conheço me deixa radiante. 

Resolvi pesquisar um pouco mais sobre essa pessoa e "descobri" que meu amigo está totalmente certo. 

Diz um trecho bíblico que "a boca fala daquilo que o coração está cheio". Verifiquei isso em algumas postagens e num vídeo que assisti da "tal pessoa". 

Eu a admirei muito, desde o dia que a conheci e no pouquíssimo tempo que conversamos, essa pessoa me passou uma tranquilidade, uma confiança e um carisma, simplesmente extraordinários. 

E nesse vídeo, de tudo que essa pessoa falou, o que mais me chamou a atenção foi a sua preocupação com os outros, sua confiança em Deus e sua convicção de que os dias sempre podem ser melhores. 


Suas palavras me trouxeram tanta paz e alegria, que mesmo a essa hora da madrugada, quero partilhar com vocês. 

Essa pessoa disse algo mais ou menos assim: "O meu Deus é o Deus que anda sobre qualquer tempestade. Seja forte e corajoso para enfrentar qualquer tempestade, pois Ele estará sempre com você". 

Num mundo onde as pessoas não se preocupam em partilhar o que pensam, escutar alguém afirmar e experenciar em seu cotidiano que o grande segredo para superar os medos é acreditar em você e em Deus, é no mínimo um desígnio de Deus, para que sejamos melhores para nós e para os outros... 

terça-feira, 21 de março de 2023

Seleção Catarinense de Volei sub 18 treina forte e se prepara para Campeonato Brasileiro de Seleções

 

          Seleção Catarinense de Volei sub 18  (Créditos: Marcelo Garim)

Aconteceu nos dias 11 e 12 de março, no Ginásio Inácio Gullini, em Nova Trento, sob o comando dos treinador Marcelo Garim e da assistente técnica, Karina Patrícia de Souza, um trabalho preparatório, voltado principalmente a parte de entrosamento da equipe e a parte tática.

Foi o primeiro treino das recém convocadas da seleção catarinense de volei sub 19, visando a participação no Campeonato Brasileiro Feminino sub 18 Divisão Especial, com sede em Maringá/PR no período de 28 de março a 02 de abril de 2023.

Acompanhamos várias meninas ao longo de todo o ano, observamos a evolução delas durante as competições, e, realizamos laboratórios em algumas localidades do estado. Participaram cerca de 50 meninas nessas seletivas (oeste e sul/norte).

Realizamos uma outra seletiva em Florianópolis, com 22 meninas que se apresentaram, onde foram selecionadas as 12 que irão representar o estado no Campeonato Brasileiro, deixando duas meninas na reserva, caso seja necessário por força maior (lesão ou impossibilidade de alguém viajar), substituir algum atleta.

Comissão técnica: Karina de Souza e Marcelo Garim (Foto: Marcelo Garim)


Para Karina de Souza, assistente técnica, "é uma honra para mim fazer parte novamente da comissão técnica da Seleção Catarinense de Volei sub 18. É muito gratificante poder contribuir com tudo que aprendei e também aprender com essas meninas, é muito bom".  

Karina ressaltou ainda que "do dia 21 ao dia 27, antes da viagem, as 12 meninas ficarão concentradas em Nova Trento, para ajustes na parte tática, treinamentos, e se possível, realizarmos amistosos com Brusque ou Florianópolis, pois situações de jogo são primordiais para uma  melhor preparação também do ponto de vista emocional".  

Já o treinador Marcelo Garim destaca que esse é um momento muito importante pois esta competição"será um desafio muito grande. Encontramos na taça Paraná um nível de jogo bastante elevado e nesse evento se tem um parâmetro de atletas que irão servir as seleções estaduais."

E além disso, complementou Garim, a seleção catarinense sub 18 foi a campeão do Campeonato Brasileiro de Seleções 2022 na categoria Sub 17. "Isso aumenta demais o nosso compromisso. Porque queremos manter o resultado e de contrapartida as seleções dos outros estados pensam em superar a conquista deste grupo".

Para a atleta Bruna Eloisa Kopsel Nunes, "compor a seleção de seu estado é o sonho de qualquer garota. Você treina, batalha, se esforça todos os dias para fazer parte disso tudo. É incrível, estou realizando um sonho", disse ela muito entusiasmada. 

      "Estou realizando um sonho", disse Bruna Nunes (Foto: Bruna Nunes)


Muitas das atletas convocadas e a comissão técnica, participam ao longo dos anos de várias competições da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e em muitos projetos municipais que revelam   atletas para o esporte catarinense e brasileiro.

Dentre as competições citadas é importante ressaltar os Jogos Escolares (Jesc), a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina (Jasc). 

As convocadas:

Ana Karolina Bononomi - Ponta - ADV-Jaraguá

Kamile Luiza Stein - Central - ADV-Jaraguá

Luana Camila Kuskowski - Central - ADV-Jaraguá

Vittoria Elena Kuehne - Ponta - ADV-Jaraguá

Betina Varnier Zarth - Levantadora - ADG-Guaraciaba

Bruna Eloisa Kopsel Nunes - Ponta / Oposta - ADG-Guaraciaba

Isabele Favero Lima - Ponta - Ass. de Voleibol de Lages

Allana Borba Vieira - Oposta - Sesi - Bauru

Júlia Fontana Fernandes - Líbero - Sesi - Bauru

Alyce Lorenzen - Levantadora - Nova Trento/TIM

Beatriz da Cruz da Silva - Ponta - Nova Trento/TIM

Melissa Baeta Faria de Souza - Central - Nova Trento/TIM

Reservas

Joana Gevaerd Schaefer - Levantadora - ADV-Jaraguá

Kemelly V.itória Miecznikoski Baez - Central - ABC do Volei - Balneário
 

sexta-feira, 10 de março de 2023

10 de março - Dia do Telefone


No dia 10 de março de 1876, foi realizada a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo homem.

O realizador dessa façanha foi o cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell.

O nome atribuído ao aparelho foi telefone. É por esse motivo que o dia do telefone é celebrado em 10 de março.

A invenção do telefone por Graham Bell está entre as principais ações no terreno da ciência da tecnologia do século XIX – considerado o século da Segunda Revolução Industrial e das pesquisas em torno dos fenômenos relacionados com a eletricidade e com o eletromagnetismo.


O que é curioso nessa história, em especial para nós, brasileiros, é fato de o segundo imperador do país, D. Pedro II, no ano de 1876, ter participado da famosa “Exposição Centenária” (em comemoração aos 100 anos de independência dos EUA), na Filadélfia, na qual estava Graham Bell, que buscava mostrar o seu invento a peritos e interessados em tecnologia.

D. Pedro II não apenas viu o telefone e conversou com seu inventor, como também participou diretamente da demonstração do aparelho em público.

Os dois foram para um campo aberto e, em uma distância de 150 metros, Bell teria falado para o imperador, por meio do telefone, o verso de Shakespeare: “to be or not to be?” (Ser ou não ser?). D. Pedro II teria respondido: “Meu Deus, isto fala!”.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-telefone.htm

quinta-feira, 9 de março de 2023

09 de março - Dia Internacional do Futsal


Hoje é o Dia Internacional do Futsal, o original, que homenageia o nascimento do professor da ACM (Associação Cristã de Moços), de Montevidéu (Uruguai), Juan Carlos Ceriani (9 de março de 1907), que foi o criador do futebol de salão na década de 1930 dando-lhe o nome de "Indoor Football".

O termo "fut-sal" foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por entidades que não ela própria. 

No entanto, acabou sendo adotado posteriormente sem o hífen pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o esporte adquiriu sob a autoridade desta entidade.

📷 @professordelamareoficial

terça-feira, 7 de março de 2023

Criciúma sediou a primeira etapa do Skate Total Urbe 2023

Aconteceu entre os dias 02 e 05 de março, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma, a etapa park do Skate Total Urbe (STU). O evento marcou a abertura do circuito brasileiro da modalidade em 2023. 

Chancelada pela Confederação Brasileira de Skate - CBSK, a competição contará pontos para o ranking nacional nas modalidades Street e Park, e reuniu alguns dos principais nomes do skate brasileiro em uma grande celebração pelo skate e a cultura urbana!

Segundo a Confederação Brasileira de Skate, na modalidade park, cerca de 50 atletas confirmaram presença. Na modalidade street, disputada entre os dias 23 a 26 de fevereiro, 98 skatistas se inscreveram, sendo 19 no feminino e 79 no masculino. 

Augusto Akio é o campeão no masculino    Foto: Pablo Vaz/STU 

Nas finais neste domingo, 5 de março, o grande campeão masculino do STU Criciúma, foi o paranaense Augusto Akio, medalha de prata no mundial do skate park nos Emirados Árabes. O segundo lugar ficou com Pedro Barros, medalha de bronze no mesmo mundial. 

Entre as mulheres a grande campeã foi Dora Varella,com Fernanda Tonissi em segundo lugar. 

Dora Varella foi a campeã no feminino   Foto: STU 

Para o Presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Alexandre Neto Uggioni,  se mostrou muito feliz em sediar esse evento pelo terceiro ano consecutivo. "São realizadas cinco etapas durante o ano, e a primeira sendo em Criciúma é motivo de muito orgulho para nós, abrir a temporada do skate brasileiro", destacou Uggioni. 

E concluiu dizendo que nesse ano, mais de 30.000 pessoas passaram pelo  Skate Parque para acompanhar o evento. "E neste ano com uma novidade, o Festival Urbe Music, com várias bandas como Dazaranha e Natiruts. O Prefeito Clésio Salvaro, também está muito feliz, pois Criciúma além de ser a capital do carvão, passa a ser a capital do skate".  

Profa. Luciane Ceretta, Reitora da Unesc  Foto: Arquivo Pessoal 

Já a reitoria da Unesc, Profa. Luciane Ceretta que prestigiou o evento, postou em sua rede  social os seguintes dizeres: "Foi incrível ver a cidade de Criciúma respirar skate nas últimas semanas, com a realização do STU". 

Destacou ainda a importância de momentos como este: "Eventos como este fomentam o esporte e a qualidade de vida, incentivando a prática de atividades físicas e a socialização entre as pessoas". 

Confira a classificação masculina do STU Criciúma

1° - Augusto Akio - 86.00
2° - Pedro Barros - 85.00
3° - Pedro Carvalho - 84.00
4° - Kalani Konig - 82.67
5° - Mateus Guerreiro - 81.83
6° - Luigi Cini - 80.33
7° - Vinicius Kothe - 79.60
8° - Pedro Quintas - 75.00

Confira a classificação feminina do STU Criciúma

1ª - Dora Varella - 68.83
2ª - Fernanda Tonissi - 68.17
3ª - Isadora Pacheco - 66.26
4ª - Safia Godoy - 65.04
5ª - Raicca Ventura - 64.63
6ª - Erica Leguizamon - 62.67
7ª - Yndiara Asp - 60.00
8ª - Maite Demantova - 52.42

domingo, 26 de fevereiro de 2023

26 de fevereiro, dia do Handebol


O handebol foi criado em 1919, na Alemanha. 

Se tornou esporte olímpico em 1934 com sua inclusão no Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Sua estreia nas Olimpíadas aconteceu em Berlim, nos jogos de 1936, na modalidade masculina. 

Já a partida olímpica feminina iniciou-se em 1976, nos Jogos de Montreal, no Canadá.

O primeiro campeonato mundial de handebol ocorreu em 1938 e contou com a participação de apenas quatro equipes: Alemanha, Suécia, Áustria e Dinamarca. A campeã foi a Alemanha.

As equipes com o maior número de medalhas de ouro no campeonato mundial de handebol masculino são: França (6), Suécia (4) e Romênia (4). 

No feminino, os países com mais títulos são: Noruega (4) e Rússia (4).

Nos Jogos Olímpicos, a França é a maior campeã no handebol masculino, com três medalhas de ouro, e a Dinamarca no feminino, também com três títulos.

Os países com maior tradição no handebol são da Europa, sendo eles Alemanha, Espanha, Croácia, Hungria, Polônia, Dinamarca, França, Suécia, Rússia, Noruega e Países Baixos. Fora da Europa, os destaques são Brasil e Argentina.

O Handebol no Brasil 

Os imigrantes trouxeram o handebol para o Brasil no início da década de 1930. 

Entre esses imigrantes, estavam principalmente os alemães. A primeira federação fundada foi a paulista, em 1940, responsável por promover o I Torneio Aberto de Handebol em 1954, marco que oficializou a modalidade de quadra por aqui.

São Paulo foi o estado onde a prática se desenvolveu. Em 1954, com o Curso Internacional de Santos, o professor francês Auguste Listello apresentou o esporte para professores de outros estados, possibilitando com que o handebol se desenvolvesse em outras regiões brasileiras.

Renata, Bruna e Gabriela, árbitras de Handebol, reconhecidas internacionalmente Créditos: Delamare de Oliveira Filho. 

A disseminação do handebol no Brasil se intensificou. a partir de 1971, com a definição do esporte pelo Ministério da Educação (MEC) enquanto uma modalidade dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB e JUB).

Diante das conquistas e bons resultados nos últimos anos, o handebol brasileiro se destacou em nível internacional. 

A Seleção Brasileira feminina fez história ao conquistar o título inédito para o esporte no campeonato mundial de Belgrado, em 2013, após derrotar a anfitriã Sérvia com um placar de 22 a 20.

Homenagem da Feaporte para a catarinense, Duda Amorim   Créditos: Arquivo da Fesporte 

Além disso, duas atletas brasileiras já foram eleitas as melhores do mundo no handebol: Alexandra Priscila do Nascimento, em 2012, e Eduarda Amorim, em 2014.

Fonte: Brasil Escola

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Poliana Souza conquista o Bi no Grand Slam, uma vaga na Seleção e no Mundial na Bósnia


E a pequena gigante, como  apelidei carinhosamente a queridíssima, Poliana Silva de Souza, deu show na cidade maravilhosa. 

Ela conquistou o bicampeonato no Grand Slam de Taekwondo, realizado no Rio de Janeiro e ganhou também o prêmio de melhor atleta cadete feminino. 

Poliana, 14 anos, é natural de Canelinha, tricampeã catarinense de Taekwondo, na categoria cadete até 37kg, e , contemplada do Bolsa Atleta, projeto da Fesporte em parceria com o Governo do Estado. 

Com esse título, Poliana, garantiu vaga como Titular na Seleção Brasilera 2023 e também garantiu vaga para o Mundial que será realizado na Bósnia, sem data definida. 

E ainda foi protagonista de um dos golpes mais bonitos da competição na sua luta pela semifinal. Você pode assistir o vídeo no perfil do instagram @professordelamareoficial.

Hoje a tarde, parei um pouquinho com a correria do cotidiano e assisti o combate final. 

Coração apertado no começo, pois mesmo com muita preparação, foco e concentração, alguns dos valores que mais aprecio em Poliana, toda disputa é uma disputa. 

      Poliana Souza  (azul) x Isabelle Cecília Ferreira (vermelho) 

Mas como já mencionei em outro momento, a pequena gigante, parece que brinca no dojô. No primeiro round a luta estava 4 a 1 para a adversária. E num piscar de olhos, Poliana reverteu o confronto e terminou o round com o placar de 18 a 6. 

No segundo round veio com mais vontade ainda, e num round muito disputado,  carimbou o título vencendo por 33 a 19. Disputa de gente grande. Parabéns a adversária, Isabelle Cecília Ferreira, de São Paulo. Foi uma bela fnal! 

Parabéns também ao técnico super competente Mestre Vandeir Fugazza,  a todos os atletas e técnicos, árbritros, dirigentes e familiares dos atletas catarinenses dessa modalidade.

   Poliana e seus prêmios nas redes sociais

Parabéns também ao Allan Fábio Siqueira, Presidente da Federação Catarinense de Taekwondo, pelo brilhante trabalho a frente da FCTKD.

Sem sombra de dúvidas, cada um de vocês tem uma parcela muito significativa de contribuição para o salto que o Taekwondo catarinense deu nos últimos anos. 

Parabéns Taekwondo de Santa Catarina !

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

128 anos da criação do voleibol

O vôlei foi criado nos Estados Unidos por um professor de educação física chamado William George Morgan, em 1895. 

Antes de inventar as primeiras regras, o seu principal objetivo era desenvolver um esporte em que os jogadores tivessem pouco contato físico entre eles.

Quando criou o vôlei, a pretensão de Morgan era causar menos lesões entre os participantes, de modo que diferentes pessoas pudessem participar dos jogos.

         William Morgan, criador do voleibol

Nessa época, ele atuava como chefe de educação física em uma Associação Cristã de Moços (ACM) localizada na cidade de Massachusetts. 

Com o tempo, o esporte foi evoluindo e chegou até o Canadá no ano de 1900, conhecido como “mintonette”.

Logo depois, em 1908, o esporte se expandiu pelo continente asiático, sendo praticado pela China e no Japão. 

Em 1910, ele avançou um pouco mais e chegou até o Peru, primeiro país da América do Sul em que o vôlei foi praticado.

Anos mais tarde, em 1947, foi fundada a FIVB (Federação Internacional do Voleibol), em Paris. 

Até os dias atuais, o órgão é responsável por organizar todas as atividades relacionadas ao esporte no mundo.

O primeiro campeonato mundial de vôlei realizado pela FIVB aconteceu na Checoslováquia (antigo país do continente europeu), em 1986. 

 Partida disputada nos Joguinhos Abertos 2022 - Guaraciaba versus Tubarão 

O torneio foi realizado apenas com a participação de times masculinos e a Rússia foi o país vencedor.

Em 1951, o esporte chegou ao Brasil com a realização do primeiro campeonato sul-americano de vôlei. 

Os jogos aconteceram na cidade do Rio de Janeiro, e através dele, as mulheres iniciaram a sua participação no vôlei.

Em 1952, foi realizado o primeiro campeonato mundial para as mulheres. Mas, o esporte só ficou notarialmente conhecido no Brasil em 1964, após a participação oficial nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão.

Fonte: Educa Mais Brasil Online - acessado em 09.fev.2023 às 18h20min.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Início de ano letivo: novas descobertas e novos desafios

Nessa quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023,  acontece o início de mais um ano letivo na rede estadual em Santa Catarina. 

Segundo dados da Secretaria de Estado da Educação (2022), há 1271 escolas para cerca de 521.115 alunos do ensino fundamental e médio, na rede pública estadual. 

E com o início do ano letivo: expectativas, sonhos, desafios, descobertas e muito, muito aprendizado. 

Algumas crianças que pela primeira vez adentram em uma unidade escolar, adolescentes e jovens que voltam para a busca de socialização e conhecimento. 

Professores que muito mais do que um ofício, se dedicam a uma das maiores virtudes de uma pessoa, a magia do ensina e aprender. 

Em uma sociedade que enxergou a escola e seus agentes com outros olhos, pós pandemia, é o momento de fortalecer ainda mais o papel do professor e do processo educativo como um todo. 

Muito mais do que questões pedagógicas, a escola deve ser o local do brincar, do rir, do refletir e do vivenciar com o outro, sobretudo, àquele que pensa, age ou discorda de nós. E aprender que tudo isso nos complementa e nos faz melhores. 

A escola no mundo atual é o espaço da troca do conhecimento, da interação e do convívio social. 

É na escola que são construídos os repertórios intelectual e acadêmico no âmbito cognitivo e onde são moldadas as experiências emocionais, tão importantes no mundo contemporâneo. 

O valor da escola, vai muito além dos conteúdos disciplinares. Acreditamos que a afetividade e a construção de vínculos são essenciais para o desenvolvimento social e pessoal dos alunos, pois essas situações refletem, sobremaneira, no desempenho escolar. 

Para tanto, a escola é o local para estimular as habilidades, aprimorar os talentos e as potencialidades, bem como desenvolver as dimensões comportamentais e relacionais dos indivíduos.  

Que todos os professores, gestores, alunos e famílias, tenham um ano de muito êxito e com muitas interações, vivências e aprendizado. 

Valorizar a educação é valorizar o presente e o futuro. Bem melhor para todos!

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Cuidar de sua saúde mental é cuidar de você


Hoje nesse último dia de janeiro, 31, quero destacar um assunto bastante importante e que  me fizeram refletir bastante sobre o que leva a mente humana a buscar algumas saídas, que eu diria, não são da nossa essência. 

Um dos acontecimentos que marcaram os últimos dias foi a escalada e a  tentativa de se jogar da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, por parte de um jovem com idade entre 30 e 40 anos. 

 Fico imaginando a dor dessa pessoa e o que possa ter levado a pensar e realizar tal ato, que graças a atuação espetacular dos Bombeiros Militares, o jovem aceitou procurar ajuda.  

Num mundo marcado pela superficialidade, desigualdades e exclusões, muitas pessoas chegam a beira do desespero pelas mais variadas causas. 

Em um dos estudos realizados pela Universidade Federal de Pelotas,  foi constatado que o número de pessoas diagnosticadas com  depressão aumentou de 9,6% (pré-pandemia) para 13,5% em 2022.

Para diminuir esses dados, foi criada em 2013, a campanha Janeiro Branco que objetiva mostrar às pessoas que o cuidado mental é tão importante quanto o cuidado físico. 

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é forma pela qual uma pessoa lida com suas emoções, exigências, desejos e ambições, e de que formas esses sentimentos afetam sua vida cotidiana. 

Mas ao longo dos tempos, por motivos culturais, o cuidado emocional é um tabu e muitos acabam deixando em segundo plano. 

Mas na verdade trata-se de uma temática que merece ser debatida e cada vez mais explicitada para o maior número de pessoas. 

Na maioria das vezes, para termos saúde mental é necessário termos uma certa maturidade para ter plena consciência de que para sermos felizes, temos que nos aceitar como somos, que estamos sempre aprendendo com a vida e que a vida é uma "montanha-russa", com caminhos tortuosos, altos e baixos, mas que é preciso deles para crescermos como pessoa. 

O que podemos fazer para cuidar de nossa saúde mental? 

Eis algumas dicas: reserve momentos para relaxar; pratique atividades físicas; se desconecte das redes sociais e converse com familiares, amigos, colegas de trabalho; tenha uma rotina de sono saudável e cuide de sua alimentação. 

E se mesmo assim, se sentir ansioso ou triste, procura ajuda de um profissional especializado, aprenda a controlar suas emoções. 

Cuide de sua saúde física e mental. Cuide de você!

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Ansiedade, o grande mal da contemporaneidade

      Créditos: MF Press Global/reprodução

No texto de hoje, quero refletir com você, leitor, sobre uma das temáticas que mais afligem o mundo na atualidade que é a ansiedade. 

Para a psicóloga, Daniela de Oliveira, do site VidaV (www.vidav.com.br), "a ansiedade é caracterizada por um medo exacerbado em relação ao futuro, com uma preocupação acelerada que distorce o cenário real, alimentando diversos pensamentos negativos".

A psicóloga vai mais adiante em sua argumentação e nos diz que "a ansiedade, quando saudável, é somente uma expectativa. 

Quando manifestada como distúrbio, prejudica a qualidade de vida, alterando o sono (insônia) e o apetite (diminuição ou aumento)".

Nos dias atuais, depois de muitas pesquisas, constatou-se que a ansiedade é considerada uma doença, com sintomas psicológicos, como angústia, irritabilidade, maus pressentimentos, insônia, inquietação constante, falta de controle emocional, entre outros. 

É importante ressaltar que junto ao sintomas psicológicos, também se sucedem sintomas físicos, como por exemplo: taquicardia, falta de ar, formigamento, tonturas e tremores. 

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde - OMS - do ano de 2022, colocam o Brasil no topo do ranking mundial, com cerca de 18,6 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade. 

Mas o que pode estar causando tamanho mal? A meu ver, vivemos num mundo cercado de superficialidades. Não há mais preocupações, por uma parte significativa de pessoa, com os valores. 

A "modinha" é viver o hoje, em detrimento de sentimentos, afetos ou algo mais duradouro. O brilhante sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, falecido em Londres em 2017,  tem uma frase célebre para enfatizar o que vem ocorrendo nos dias atuais. Bauman enfatiza que "vivemos tempos líquidos, nada é para durar". 

Aliado a isso, temos o "aprisionamento" não somente de jovens, mas de grande parte das pessoas nas redes sociais. O que torna tudo instantâneo, efêmero, fragilizando os vínculos humanos ainda mais. 

Mas o que fazer para mudar esse cenário? Acredito que é preciso uma mudança de rumo na consciência das pessoas. Um olhar mais voltado para si e para os outros.

E em casos em que a pessoa sinta alguns dos sintomas supracitados, resultantes da ansiedade, o melhor caminho é procurar um profissional capacitado para amenizar e tratar o problema. 

Praticar exercícios, ler, estar com familiares e amigos, fazer o que mais gosta, ter uma rotina de sono saudável e uma alimentação balanceada, são alguns itens essenciais para reverter essa situação. 

A vida é um sopro e muitos momentos da vida não tem replay. Por isso, cuide de você!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Santa Catarina terá representante na Copa do Mundo Feminina

     Neuza Back estará da Copa do Mundo Feminina  Foto: @neuzaback


A Fifa divulgou na manhã dessa segunda-feira, 09 de janeiro, o seleto grupo que participará da comissão de arbitragem da Copa do Mundo de Futebol Feminino. 

E entre as selecionadas pela Fifa, está Neuza Inês Back. Natural de Saudades, ela será a representante catarinense na equipe de arbitragem na Copa do Mundo de Futebol Feminino que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. 

Neuza se formou em Educação Física em 2008 e iniciou o curso de arbitragem. Se filiou à Federação Paulista de Futebol (FPF) para conquistar visibilidade nacional.

Em 15 anos de carreira, já participou de mais de 100 jogos do Campeonato Brasileiro das Séries A e B. Chegou ao quadro da Fifa em 2014.

Ela foi árbitra assistente nas Olimpíadas de 2016 e 2020. Na Copa do Mundo do Catar, em 2022, participou da partida histórica, Alemanha x Costa Rica, em que pela primeira vez, tivemos um trio feminino numa Copa do Mundo da Fifa. Neuza foi assistente com a árbitra francesa, Stephanie Frappart, e a outra assistente, a mexicana, Karla Diaz Medina.

Quatro brasileiras fazem parte da lista. Além de Neuza que será assistente, a árbitra Edina Alves, a assistente Leila Moreira da Cruz e a árbitra de vídeo Dalane Muniz dos Santos.

A equipe de arbitragem será formada por 33 árbitras, 55 assistentes e 19 árbitras de vídeo. É a primeira vez que a Fifa seleciona árbitras de vídeo para uma Copa do Mundo. 

Na 9a edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, o torneio contará com 32 seleções pela primeira vez. Na 1a edição em 1991, participaram 12 times.

domingo, 1 de janeiro de 2023

Jorginho Mello toma posse como o novo Governador de Santa Catarina

Jorginho Mello - 36o Gov. de Santa Catarina 
Foto: Senado Federal 

Jorginho dos Santos Mello, 66 anos, natural de Ibicaré, SC,  toma posse hoje, 01 de janeiro de 2023, e, será o 36o governador de Santa Catarina no período republicano. 

Jorginho Mello é graduado em Estudos Sociais (Unoesc), Administração (Unisul) e Direito (Unisul).Atuou como professor, bancário e advogado. 

Em sua trajetória política é importante ressaltar que ele foi Vereador de Herval D'Oeste entre 1976 e 1980; Deputado Estadual (1995 a 2001); Deputado Federal (2011 a 2019) e Senador (2019 a 2022). 

Jorginho Mello no dia da diplomação
Foto: @eduardovalente 

Foi eleito governador com mais de 2,9 milhões de votos, com um percentual de 70,69, pelo Partido Liberal (PL).  

Em algumas matérias que li ou assisti nos veículos de comunicação local, Jorginho enfatiza que fará um governo para as pessoas. 

Apresenta como principais metas: valorização da educação, fortalecimento dos municípios, investimentos em saúde, reforma tributária, investimento em infraestrutura e modernização da máquina pública. 

Em seu perfil no Instagram, afirmou que "não vai faltar trabalho e coragem para enfrentar os desafios do presente e visão de futuro para realizar tudo que desejamos", ressaltou. 

Nesse domingo também acontecem a posse dos demais governadores eleitos nos 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O primeiro a ser empossado foi o governador do Amapá, Clécio Luis (Solidariedade), que assumiu o cargo ainda durante a madrugada.

E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...

E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)...