terça-feira, 9 de maio de 2023

Ginástica Artística: beleza e sensibilidade que encantam os olhos

          Sofia Oliveira focada nos treinamentos              Foto: Arquivo Pessoal 

No último final de semana, 06 e 07 de maio, aconteceu no complexo esportivo Rozendo Vasconcelos Lima, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, o Torneio Estadual de Ginástica Artística. 513 atletas, um recorde de inscritos, participaram do evento promovido pela Federação de Ginástica de Santa Catarina. 

Diversas atletas que chegaram ao nível de disputas das principais competições esportivas da ginástica artística do estado de Santa Catarina, como Olimpíadas Estudantil de Santa Catarina (Olesc), Joguinhos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), iniciaram as suas carreiras disputando o Torneio Estadual de Ginástica Artística.

Sofia de Melo Oliveira, 16 anos, atleta da Isabela Feijó Centro de Treinamento, é um desses casos. A ginasta começou seus treinos na ginástica aos 11 anos, pois segundo ela sentia necessidade de fazer uma atividade física. Descobriu a ginástica e a dança e se encantou. 

Nesse evento, Sofia participou pela primeira vez da categoria adulta nível 2 e conquistou a medalha de ouro no solo e no salto. Nessa competição, Sofia teve orientação da treinadora Flávia Zardoo, pois sua treinadora, Isabela Feijó, está em licença maternidade. 

Para ela que foi campeã na trave e terceira colocada no salto no ano passado na Copa Estadual, o ouro agora tem sabor especial. Tendo como ídolos Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, Sofia tem o sonho de competir nacionalmente e tem em seus familiares e amigos, os maiores incentivadores. 
 
Outro caso que reforça a importância e a grandeza do Torneio Estadual é a garotinha Lívia Vargas Stolarski, 6 anos, atleta do Jurerê Sports Center, que sob a orientação da treinadora Letycia Vitória, conquistou a medalha de prata em sua categoria. 

A pequena Lívia no Torneio Estadual 2023              Foto: Arquivo Pessoal 

Lívia iniciou sua trajetória na ginástica com apenas 3 aninhos. Um fato curioso foi a inspiração da garotinha. Após chegar da casa dos avôs, ela disse a mãe que queria ser ginasta após assistir uma série, "Perfeita execução". 

A mãe Ravine Stolarski é grande incentivadora da filha e destaca com orgulho o desenvolvimento da menina. "A Lívia não tem problemas com o nervosismo e encara as competições com leveza, concentração e muita alegria."

Delamare de Oliveira Filho - 09 de maio de 2023

0 comentários:

Postar um comentário

E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...

E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)...