O handebol foi criado em 1919, na Alemanha.
Se tornou esporte olímpico em 1934 com sua inclusão no Comitê Olímpico Internacional (COI).
Sua estreia nas Olimpíadas aconteceu em Berlim, nos jogos de 1936, na modalidade masculina.
Já a partida olímpica feminina iniciou-se em 1976, nos Jogos de Montreal, no Canadá.
O primeiro campeonato mundial de handebol ocorreu em 1938 e contou com a participação de apenas quatro equipes: Alemanha, Suécia, Áustria e Dinamarca. A campeã foi a Alemanha.
As equipes com o maior número de medalhas de ouro no campeonato mundial de handebol masculino são: França (6), Suécia (4) e Romênia (4).
No feminino, os países com mais títulos são: Noruega (4) e Rússia (4).
Nos Jogos Olímpicos, a França é a maior campeã no handebol masculino, com três medalhas de ouro, e a Dinamarca no feminino, também com três títulos.
Os países com maior tradição no handebol são da Europa, sendo eles Alemanha, Espanha, Croácia, Hungria, Polônia, Dinamarca, França, Suécia, Rússia, Noruega e Países Baixos. Fora da Europa, os destaques são Brasil e Argentina.
O Handebol no Brasil
Os imigrantes trouxeram o handebol para o Brasil no início da década de 1930.
Entre esses imigrantes, estavam principalmente os alemães. A primeira federação fundada foi a paulista, em 1940, responsável por promover o I Torneio Aberto de Handebol em 1954, marco que oficializou a modalidade de quadra por aqui.
São Paulo foi o estado onde a prática se desenvolveu. Em 1954, com o Curso Internacional de Santos, o professor francês Auguste Listello apresentou o esporte para professores de outros estados, possibilitando com que o handebol se desenvolvesse em outras regiões brasileiras.
Renata, Bruna e Gabriela, árbitras de Handebol, reconhecidas internacionalmente Créditos: Delamare de Oliveira Filho.
A disseminação do handebol no Brasil se intensificou. a partir de 1971, com a definição do esporte pelo Ministério da Educação (MEC) enquanto uma modalidade dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB e JUB).
Diante das conquistas e bons resultados nos últimos anos, o handebol brasileiro se destacou em nível internacional.
A Seleção Brasileira feminina fez história ao conquistar o título inédito para o esporte no campeonato mundial de Belgrado, em 2013, após derrotar a anfitriã Sérvia com um placar de 22 a 20.
Além disso, duas atletas brasileiras já foram eleitas as melhores do mundo no handebol: Alexandra Priscila do Nascimento, em 2012, e Eduarda Amorim, em 2014.
Fonte: Brasil Escola
0 comentários:
Postar um comentário