quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Início de ano letivo: novas descobertas e novos desafios

Nessa quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023,  acontece o início de mais um ano letivo na rede estadual em Santa Catarina. 

Segundo dados da Secretaria de Estado da Educação (2022), há 1271 escolas para cerca de 521.115 alunos do ensino fundamental e médio, na rede pública estadual. 

E com o início do ano letivo: expectativas, sonhos, desafios, descobertas e muito, muito aprendizado. 

Algumas crianças que pela primeira vez adentram em uma unidade escolar, adolescentes e jovens que voltam para a busca de socialização e conhecimento. 

Professores que muito mais do que um ofício, se dedicam a uma das maiores virtudes de uma pessoa, a magia do ensina e aprender. 

Em uma sociedade que enxergou a escola e seus agentes com outros olhos, pós pandemia, é o momento de fortalecer ainda mais o papel do professor e do processo educativo como um todo. 

Muito mais do que questões pedagógicas, a escola deve ser o local do brincar, do rir, do refletir e do vivenciar com o outro, sobretudo, àquele que pensa, age ou discorda de nós. E aprender que tudo isso nos complementa e nos faz melhores. 

A escola no mundo atual é o espaço da troca do conhecimento, da interação e do convívio social. 

É na escola que são construídos os repertórios intelectual e acadêmico no âmbito cognitivo e onde são moldadas as experiências emocionais, tão importantes no mundo contemporâneo. 

O valor da escola, vai muito além dos conteúdos disciplinares. Acreditamos que a afetividade e a construção de vínculos são essenciais para o desenvolvimento social e pessoal dos alunos, pois essas situações refletem, sobremaneira, no desempenho escolar. 

Para tanto, a escola é o local para estimular as habilidades, aprimorar os talentos e as potencialidades, bem como desenvolver as dimensões comportamentais e relacionais dos indivíduos.  

Que todos os professores, gestores, alunos e famílias, tenham um ano de muito êxito e com muitas interações, vivências e aprendizado. 

Valorizar a educação é valorizar o presente e o futuro. Bem melhor para todos!

0 comentários:

Postar um comentário

E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...

E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)...