sábado, 1 de fevereiro de 2025

E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...

E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), quando há 28 anos, aconteceu a cerimônia de colação de grau da turma 1993.1 do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. 

E como esquecer as aulas apaixonantes de Astronomia, do Paulinho Duarte, que por seu encanto ao transmitir os conteúdos e curiosidades dos mistérios do universo, me fez ler tudo e participar de várias atividades do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA).

E como esquecer as aulas do Dr. Roland Pizzolatti, hoje nosso amigo Roland, uma verdadeira "História da Riqueza do Homem", obra que até hoje me faz lembrar dos debates acalorados sobre a transição do mundo feudal para os primórdios do capitalismo. 

E como esquecer as aulas da Lenyra Rique da Silva, na primeira fase, que nos desafia a mergulhar nos encantos da Geografia na disciplina "Pensamentos Geográficos", onde conhecemos La Blache, Reclus e outros estudiosos da gênese desta ciência espetacular. 

E como esquecer a viagem de estudos para Lauro Muller onde passamos 24 horas observando e compilando informações acerca das condições climáticas da disciplina de Climatologia da inesquecível Magaly Mendonça. 

E como esquecer a comemoração de meu aniversário em Treze Tílias com direito a bolo surpresa e glacê nos meus cabelos e nos cabelos da Jaqueline, da Fabrícia e do Michelangelo. 


E como esquecer as caronas no fusca da Simome, as explicações excelentes da monitora top de Biogeografia, Eliane Hadlich. 
E como esquecer dos colegas de turma e de curso: José Heron, da Cacibel, da Meiry, do Joilson, do Flávio (Pipa), do Clodoaldo, da Janaina, da Angelita, da Agnes Neis, da Jovilde, da Cristiane Eller, do Carlos Claudino. 

E como esquecer os professores que passaram em nossa trajetória acadêmica: Ruth Loch e Paulino (a dupla da Cartografia), Montana, Cézinha, João Gre, Edison Tomasoli, Janete, Marylu, Ana Lúcia, Marcelo, Dolores.
 
E como esquecer da professora Jandira que fez o estágio um momento prazeroso e de muito aprendizado lá no Colégio de Aplicação da UFSC. 

E como esquecer de na data de hoje de uma forma singela, escrever este texto para resgatar um pouco todos os momentos maravilhosos que passamos juntos na amada UFSC. 

E como esquecer de finalizar este momento de imersão com o célebre Fernando Pessoa: "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Grande beijo e que Deus abençoe a todos! 

Delamare de Oliveira Filho
01 de fevereiro de 2025.

Um comentário:

  1. Muito legal. Tantas lembranças boas. A viagem que fizemos juntos para Laguna para poder registrar o casario antigo e ficamos hospedados na casa dos seus avós. O tempo passou e muitas coisas boas vivenciamos no tempo da UFSC.

    ResponderExcluir

E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...

E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)...