segunda-feira, 3 de outubro de 2022

O esporte e a democracia

Elisa e Maikovski, cidadania e a paixão pela bicicleta (Créditos: Delamare de Oliveira Filho).

Oitenta e seis voluntários, apaixonados pelo ciclismo, percorrem algumas escolas do Centro e da parte continental de Florianópolis, recolhem as mídias das urnas eletrônicas e as transportam para os locais de apuração – locais próximos aos cartórios eleitorais, onde são inseridas no computador, feita a leitura dos votos, e, posteriormente, as informações são transmitidas para o TRE e em seguida para o TSE.

Trata-se de um projeto denominado Pedal Cidadão, criado por Davi Cidade, há aproximadamente quatro anos e que auxilia o Tribunal Eleitoral no recolhimento e no transporte das mídias das urnas eletrônicas da 12ª Zona Eleitoral de Florianópolis.

Um desses voluntários é Maikovski Sousa, que afirma que esse projeto é antes de tudo um projeto socialmente e ambientalmente correto e que auxilia na logística de um processo tão importante que é o processo eleitoral. “Unimos o útil ao agradável, pois juntamos o gosto de pedalar com o exercício da cidadania, tão importante para o nosso país”, enfatizou Souza. 

Já para Elisa Kunde, também participante desse projeto, tal atividade é uma forma de difundir o transporte não motorizado, sobretudo feito com bicicletas. Elisa destaca que essa, “é uma iniciativa muito positiva por parte do TRE e que mostra para a população que é possível se deslocar de bicicleta com parte do trânsito, utilizar a via da forma correta, se deslocando pela cidade toda”. 

Concluiu, enfatizando que é um dos aspectos mais importantes desse projeto é dar a visibilidade de que é possível se deslocar de bicicleta, é possível a utilização da bicicleta como um meio de transporte. 

Acredito que seja importante ressaltar que uma das cidades que mais se destaca no mundo, em tal temática é a cidade de Copenhagen, na Dinamarca, Copenhagen é considerada a melhor cidade do mundo para quem utiliza as bikes como meio de transporte, e onde 50% da população utilizam as bicicletas para trabalhar. 

Outro exemplo bastante significativo é a cidade de Amsterdã, na Holanda, onde 58% da população local, têm na bicicleta o seu principal meio de transporte. Estima-se que existem 880 mil bicicletas e cerca de 800 mil habitantes, ou seja, mais bikes do que pessoas. 

Delamare de Oliveira Filho – outubro de 2022.

0 comentários:

Postar um comentário

E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...

E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)...