A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) integra a campanha do outubro rosa e convida a todos os funcionários a abraçarem esse movimento.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Uma campanha mundial, celebrada anualmente e que encoraja homens, mulheres, empresas e institutos a participarem da luta pela prevenção do câncer de mama.
O objetivo dessa campanha é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras: I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas; III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e do UICC (Union for International Cancer Control), mostram que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
“Iniciativas como a da Campanha Outubro Rosa são importantes na medida em que alertam não só as mulheres, mas a sociedade como um todo acerca da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem, essencialmente, a nós, mulheres”, descreve Perla Cristina Kammers da Silva Gorges, Coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria da Fesporte.
Perla ainda reforça que “esse tema vem ao encontro das demais pautas que tratam da saúde da mulher, que muitas vezes negligenciam a sua saúde ao pensar nos seus companheiros, filhos, colegas e acabam por esquecer-se de si”, concluiu.
Para Patrícia Neves, responsável pelo patrimônio e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ressalta que a campanha para nós mulheres alerta mais ainda sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero.
Kelvin Soares, presidente da Fesporte, distribuiu uma rosa a todas as colaboradoras e enfatizou a importância dessa mobilização. “Essa campanha é uma luta de todos, e nós como instituição pública devemos reverberar essa fala para as pessoas que possuem menos informação possam ser mobilizadas e conscientizadas em torno da prevenção contra esse mal”.
Texto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte).
Fotos: @professordelamareoficial / Sergio Cirola /Antônio Prado.
0 comentários:
Postar um comentário