Jornalismo
Textos e artigos jornalísticos sobre os principais acontecimentos contemporâneos, centrando-se na geopolítica.
Reflexões
Reflexões sobre os mais diversos temas, desde educação até esportes.
Geografia
Artigos de opinião sobre geografia, suas problemáticas atuais e análises históricas.
Sustentabilidade
Textos sobre o papel da sustentabilidade na realidade geopolítica, climática e ambiental contemporânea.
Resenhas
Resenhas sobre livros, filmes, séries e documentários que podem promover reflexões e debates interessantes.
terça-feira, 31 de janeiro de 2023
Cuidar de sua saúde mental é cuidar de você
Hoje nesse último dia de janeiro, 31, quero destacar um assunto bastante importante e que me fizeram refletir bastante sobre o que leva a mente humana a buscar algumas saídas, que eu diria, não são da nossa essência.
Um dos acontecimentos que marcaram os últimos dias foi a escalada e a tentativa de se jogar da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, por parte de um jovem com idade entre 30 e 40 anos.
Fico imaginando a dor dessa pessoa e o que possa ter levado a pensar e realizar tal ato, que graças a atuação espetacular dos Bombeiros Militares, o jovem aceitou procurar ajuda.
Num mundo marcado pela superficialidade, desigualdades e exclusões, muitas pessoas chegam a beira do desespero pelas mais variadas causas.
Em um dos estudos realizados pela Universidade Federal de Pelotas, foi constatado que o número de pessoas diagnosticadas com depressão aumentou de 9,6% (pré-pandemia) para 13,5% em 2022.
Para diminuir esses dados, foi criada em 2013, a campanha Janeiro Branco que objetiva mostrar às pessoas que o cuidado mental é tão importante quanto o cuidado físico.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é forma pela qual uma pessoa lida com suas emoções, exigências, desejos e ambições, e de que formas esses sentimentos afetam sua vida cotidiana.
Mas ao longo dos tempos, por motivos culturais, o cuidado emocional é um tabu e muitos acabam deixando em segundo plano.
Mas na verdade trata-se de uma temática que merece ser debatida e cada vez mais explicitada para o maior número de pessoas.
Na maioria das vezes, para termos saúde mental é necessário termos uma certa maturidade para ter plena consciência de que para sermos felizes, temos que nos aceitar como somos, que estamos sempre aprendendo com a vida e que a vida é uma "montanha-russa", com caminhos tortuosos, altos e baixos, mas que é preciso deles para crescermos como pessoa.
O que podemos fazer para cuidar de nossa saúde mental?
Eis algumas dicas: reserve momentos para relaxar; pratique atividades físicas; se desconecte das redes sociais e converse com familiares, amigos, colegas de trabalho; tenha uma rotina de sono saudável e cuide de sua alimentação.
E se mesmo assim, se sentir ansioso ou triste, procura ajuda de um profissional especializado, aprenda a controlar suas emoções.
Cuide de sua saúde física e mental. Cuide de você!
terça-feira, 24 de janeiro de 2023
Ansiedade, o grande mal da contemporaneidade
No texto de hoje, quero refletir com você, leitor, sobre uma das temáticas que mais afligem o mundo na atualidade que é a ansiedade.
Para a psicóloga, Daniela de Oliveira, do site VidaV (www.vidav.com.br), "a ansiedade é caracterizada por um medo exacerbado em relação ao futuro, com uma preocupação acelerada que distorce o cenário real, alimentando diversos pensamentos negativos".
A psicóloga vai mais adiante em sua argumentação e nos diz que "a ansiedade, quando saudável, é somente uma expectativa.
Quando manifestada como distúrbio, prejudica a qualidade de vida, alterando o sono (insônia) e o apetite (diminuição ou aumento)".
Nos dias atuais, depois de muitas pesquisas, constatou-se que a ansiedade é considerada uma doença, com sintomas psicológicos, como angústia, irritabilidade, maus pressentimentos, insônia, inquietação constante, falta de controle emocional, entre outros.
É importante ressaltar que junto ao sintomas psicológicos, também se sucedem sintomas físicos, como por exemplo: taquicardia, falta de ar, formigamento, tonturas e tremores.
Dados recentes da Organização Mundial da Saúde - OMS - do ano de 2022, colocam o Brasil no topo do ranking mundial, com cerca de 18,6 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade.
Mas o que pode estar causando tamanho mal? A meu ver, vivemos num mundo cercado de superficialidades. Não há mais preocupações, por uma parte significativa de pessoa, com os valores.
A "modinha" é viver o hoje, em detrimento de sentimentos, afetos ou algo mais duradouro. O brilhante sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, falecido em Londres em 2017, tem uma frase célebre para enfatizar o que vem ocorrendo nos dias atuais. Bauman enfatiza que "vivemos tempos líquidos, nada é para durar".
Aliado a isso, temos o "aprisionamento" não somente de jovens, mas de grande parte das pessoas nas redes sociais. O que torna tudo instantâneo, efêmero, fragilizando os vínculos humanos ainda mais.
Mas o que fazer para mudar esse cenário? Acredito que é preciso uma mudança de rumo na consciência das pessoas. Um olhar mais voltado para si e para os outros.
E em casos em que a pessoa sinta alguns dos sintomas supracitados, resultantes da ansiedade, o melhor caminho é procurar um profissional capacitado para amenizar e tratar o problema.
Praticar exercícios, ler, estar com familiares e amigos, fazer o que mais gosta, ter uma rotina de sono saudável e uma alimentação balanceada, são alguns itens essenciais para reverter essa situação.
A vida é um sopro e muitos momentos da vida não tem replay. Por isso, cuide de você!
segunda-feira, 9 de janeiro de 2023
Santa Catarina terá representante na Copa do Mundo Feminina
A Fifa divulgou na manhã dessa segunda-feira, 09 de janeiro, o seleto grupo que participará da comissão de arbitragem da Copa do Mundo de Futebol Feminino.
E entre as selecionadas pela Fifa, está Neuza Inês Back. Natural de Saudades, ela será a representante catarinense na equipe de arbitragem na Copa do Mundo de Futebol Feminino que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.
Neuza se formou em Educação Física em 2008 e iniciou o curso de arbitragem. Se filiou à Federação Paulista de Futebol (FPF) para conquistar visibilidade nacional.
Em 15 anos de carreira, já participou de mais de 100 jogos do Campeonato Brasileiro das Séries A e B. Chegou ao quadro da Fifa em 2014.
Ela foi árbitra assistente nas Olimpíadas de 2016 e 2020. Na Copa do Mundo do Catar, em 2022, participou da partida histórica, Alemanha x Costa Rica, em que pela primeira vez, tivemos um trio feminino numa Copa do Mundo da Fifa. Neuza foi assistente com a árbitra francesa, Stephanie Frappart, e a outra assistente, a mexicana, Karla Diaz Medina.
Quatro brasileiras fazem parte da lista. Além de Neuza que será assistente, a árbitra Edina Alves, a assistente Leila Moreira da Cruz e a árbitra de vídeo Dalane Muniz dos Santos.
A equipe de arbitragem será formada por 33 árbitras, 55 assistentes e 19 árbitras de vídeo. É a primeira vez que a Fifa seleciona árbitras de vídeo para uma Copa do Mundo.
Na 9a edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, o torneio contará com 32 seleções pela primeira vez. Na 1a edição em 1991, participaram 12 times.
domingo, 1 de janeiro de 2023
Jorginho Mello toma posse como o novo Governador de Santa Catarina
Foto: Senado Federal
Jorginho dos Santos Mello, 66 anos, natural de Ibicaré, SC, toma posse hoje, 01 de janeiro de 2023, e, será o 36o governador de Santa Catarina no período republicano.
Jorginho Mello é graduado em Estudos Sociais (Unoesc), Administração (Unisul) e Direito (Unisul).Atuou como professor, bancário e advogado.
Em sua trajetória política é importante ressaltar que ele foi Vereador de Herval D'Oeste entre 1976 e 1980; Deputado Estadual (1995 a 2001); Deputado Federal (2011 a 2019) e Senador (2019 a 2022).
Foto: @eduardovalente
Foi eleito governador com mais de 2,9 milhões de votos, com um percentual de 70,69, pelo Partido Liberal (PL).
Em algumas matérias que li ou assisti nos veículos de comunicação local, Jorginho enfatiza que fará um governo para as pessoas.
Apresenta como principais metas: valorização da educação, fortalecimento dos municípios, investimentos em saúde, reforma tributária, investimento em infraestrutura e modernização da máquina pública.
Em seu perfil no Instagram, afirmou que "não vai faltar trabalho e coragem para enfrentar os desafios do presente e visão de futuro para realizar tudo que desejamos", ressaltou.
Nesse domingo também acontecem a posse dos demais governadores eleitos nos 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.
O primeiro a ser empossado foi o governador do Amapá, Clécio Luis (Solidariedade), que assumiu o cargo ainda durante a madrugada.
E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...
E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)...