sexta-feira, 19 de abril de 2024

Daniela Reinehr é indicada para Subcomissão do Leite

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A semana está terminando com uma ótima notícia para Santa Catarina. 

A deputada federal Daniela Reinehr é indicada como membra efetiva da Subcomissão Permanente do Leite. 

Tal subcomissão foi estabelecida para monitorar e promover a produção leiteira nacional, ganhando destaque diante dos desafios crescentes enfrentados pelo setor. 

A deputada catarinense, assume um papel chave nesta subcomissão que tem como pautas principais a fixação de um preço justo para os produtores de leite, o combate à formação de cartéis na produção de insumos lácteos, a implementação de mecanismos de proteção para o mercado interno e a redefinição de políticas tributárias sobre o leite in natura. 

A parlamentar, expressou seu comprometimento na busca da valorização do produtor rural: “É fundamental que nosso país adote medidas que não apenas protejam, mas também incentivem o crescimento do setor leiteiro nacional”, afirmou Daniela Reinehr.


A expectativa com esta indicação é que,com a atuação de Reinehr, sejam estabelecidas bases mais sólidas para o futuro da produção leiteira do Brasil. 

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, o Brasil tem um rebanho de 187,55 milhões de animais, ocupando o quarto lugar no ranking mundial dos países produtores de leite e apresentando um mercado interno que consome, em média, 167,9 litros por pessoa (Dados de 2023). 

A cadeia produtiva do leite é uma das mais complexas atividades do Agronegócio brasileiro, composta por mais de 90 produtos que têm o leite ou sua proteína. 

Santa Catarina é o 4º produtor nacional de leite. Em 2023, o estado produziu 3,3 bilhões de litros, o que corresponde a 9,3% da produção do Brasil (35,4 bilhões de litros).

Entre as regiões catarinenses, os destaques em crescimento de produção são o Oeste e o Litoral Sul, consideradas as duas maiores bacias leiteiras.

Concórdia é o maior produtor de leite em território catarinense, com uma produção de 82,9 milhões de livros (2022), respondendo por 2,6% da produção de Santa Catarina, com 3,15 bilhões de litros (Dados da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina). 

Delamare de Oliveira Filho – 19 de abril de 2024

0 comentários:

Postar um comentário

E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...

E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)...