Jornalismo

Textos e artigos jornalísticos sobre os principais acontecimentos contemporâneos, centrando-se na geopolítica.

Reflexões

Reflexões sobre os mais diversos temas, desde educação até esportes.

Geografia

Artigos de opinião sobre geografia, suas problemáticas atuais e análises históricas.

Sustentabilidade

Textos sobre o papel da sustentabilidade na realidade geopolítica, climática e ambiental contemporânea.

Resenhas

Resenhas sobre livros, filmes, séries e documentários que podem promover reflexões e debates interessantes.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Blumenau e Rio do Sul conquistam o ouro do Ciclismo nos Joguinhos

Na tarde dessa quinta-feira, 22, a competição de Bicicross Bmx, marcou o encerramento das competições do ciclismo na 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
.
Na pista de Ilhota, Lucas Moresco Zimermann, de Brusque, conquistou a medalha de ouro; Ian Victor Fernandes, de Rio do Sul, a prata; e Henrique da Cruz Pinto, de Itapema, o bronze. 
.
Após quatro dias de disputas emocionantes, Blumenau se sagrou campeão geral da modalidade ciclismo, com 74 pontos. Em segundo lugar, ficou Joinville com 49 pontos e em terceiro, Florianópolis, com 22 pontos. 
.
Já no masculino, o campeão geral foi Rio do Sul com 64 pontos, seguido por Blumenau em segundo com 58 e em terceiro, Joinville com 38 pontos. 
.
Jeberton Fermino, Superintendente da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul afirma que com esse título o município fechou um ciclo na modalidade de ciclismo, já que foram campeões no masculino e feminino da Olesc, e agora campeões no masculino dos Joguinhos. 
.
“Acreditamos que é um trabalho de longo prazo, e todas essas conquistas são frutos da dedicação e do empenho dos atletas, bem como o apoio de muitas pessoas, em especial Alair Xavier, o técnico da equipe. Esperamos também resultados bastante significativos nos Jogos Abertos que sediaremos no mês de outubro”, conclui Jeberton.  
.
Texto e Fotos: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte - @professordelamareoficial)

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Dobradinha de Blumenau na corrida de estrada no Ciclismo

Na tarde dessa quarta-feira,21, Maria Luiza Vargas Duwe e Vinícios Micheluzi, fizeram a dobradinha e conquistaram dois ouros para o município de Blumenau,  no ciclismo dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, na prova de estrada. 
.
A blumenauense Maria Luiza completou a prova na primeira colocação, seguida por Mirelly Nunes Ferreira, de Joinville, e logo atrás, em terceiro, chegou a atleta Nicole dos Santos, também de Joinville. 
.
No masculino, o mais veloz foi Vinicios Micheluzi, de Blumenau, o segundo lugar foi de Lucas Emanuel Barbosa dos Santos, de Joinville, e em terceiro, Francisco de Liz Rodrigues, de Rio do Sul, completou o pódio. 
.
“O resultado foi muito importante para mim, pois eu não estava muito confiante, já que essa prova não é o meu forte”. Com essas palavras, Maria Luiza descreveu sua atuação na prova. E acrescentou: “a medalha foi o resultado de muita dedicação e treinamento. Senti-me muito bem hoje e consegui manter minha colocação até o final do percurso”. 
.
Vinicios valorizou a sua conquista ao afirmar que nas provas anteriores, não tinha ido muito bem, mas garantiu: “nessa prova me esforcei ao máximo para trazer essa medalha para Blumenau”. 
.
Na disputa por equipes, após três dias de competições com as provas de cross country e contrarrelógio individual, a tabela de pontos está assim distribuída: no feminino, é liderada por Blumenau, com 74 pontos, com Joinvile em segundo com 49, e Florianópolis em terceiro com 22.
.
.
Já no masculino, a busca pelo ouro está bastante acirrada com Blumenau na liderança com 53 pontos, seguido por Rio do Sul com 49 e Joinvile, com 34. 
.
O ciclismo encerra nessa quinta-feira, 22, com a prova do Bicicross (BMX) na pista de Brusque às 10 horas. 
.
Texto e foto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

terça-feira, 20 de setembro de 2022

“Veterana” se destaca na conquista do ouro de Jaraguá no vôlei feminino dos Joguinhos

Uma virada sensacional ontem nas semifinais, um jogo espetacular na final hoje e uma atuação muito consistente da levantadora, Luiza Cruz, foram alguns dos ingredientes que compuseram o cenário da conquista do bicampeonato da equipe de Jaraguá do Sul no vôlei feminino dos Joguinhos Abertos 2022. 
.
Na partida de ontem, após ter sido derrotada nos dois primeiros sets para a equipe anfitriã (Blumenau), a equipe de Jaraguá do Sul, foi buscar a virada e fechou a partida em 3 sets a 2, com um tie break bastante acirrado.
.
Na grande final, tinham pela frente o bom time de Guaraciaba. A partida começou muito equilibrada e o primeiro set acabou com o placar de 25 a 23, indicando que teríamos uma final digna da importância e da grandeza dessa competição. 
.
Guaraciaba venceu o segundo set por 25 a 22; Jaraguá repetiu o placar do primeiro set e fechou o terceiro set e 25 a 22 e Guaraciaba voltou a vencer, agora no quarto set por 25 a 20. 
.
E o tie break prometia muitas emoções para sabermos que ganharia a medalha de ouro do volei feminino na 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. 
.
Foi aí que a estrela e a experiência da “veterana”, Luiza Cruz, levantadora de Jaraguá, brilhou. Com uma variação diferenciada e uma consistência na armação dos ataques da equipe do leste-norte do estado, Jaraguá do Sul, se tornou bicampeã, com o placar de 15 a 7. 
.
Ao final da partida, Luiza Cruz, bastante alegre, declarou que o sentimento é de missão cumprida, onde a união e a superação marcaram esse título em seu último ano de Joguinhos. 
.
A treinadora da equipe de Jaraguá, a professora Karina Patrícia de Souza, destacou o elevado nível da competição, agradeceu e elogiou as equipes adversárias, enaltecendo o nível cada vez maior do volei catarinense.
.
“É uma satisfação representar nosso município, conquistar o ouro, mas perceber o trabalho excelente das outras equipes, Guaraciaba, Nova Trento, Blumenau, são grandes equipes e tem treinadores altamente capacitados. Consagramos com essa conquista uma boa gestão e um bom trabalho”. 
.
Para outra “veterana”, se despedindo dos Joguinhos como atleta, Carina Pandolfo, de Guaraciaba, a prata teve um sabor bem maior. Mesmo não estando 100% em suas condições físicas, devido a uma lesão no ombro, foi para o jogo e teve uma atuação bastante significativa. 
.
Carina afirmou que essa medalha foi muito importante para ela. “Em meu último joguinho, mesmo estando lesionada, foi uma sensação incrível, poder ajudar de alguma maneira minha equipe”.  
.
Texto e Fotos – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte).

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Blumenauenses, Vinícius Howe e Ana Beatriz vencem o XCO do ciclismo dos Joguinhos


Os blumenauenses Vinicius Howe e Ana Beatriz Duwe sobraram na pista e venceram o cross country  (XCO), a primeira prova do ciclismo da etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina realizada nesta segunda-feira, 19, em Blumenau. Entre os homens 46 competidores participaram da prova e entre as mulheres, 16.

Vinicius  fez o percurso das seis voltas de 2,3 km, do Centro de Treinamento Valmor Hausmann, no bairro Fortaleza Alta, em 47min15s284. Já Axel Kruger, de Rio do Sul, fechou em segundo lugar com 49min,27s507 e Gabriel Schafer, também riosulense, completou o pódio em terceiro lugar com o tempo de 50min47s831.

Entre as mulheres Ana Betriz levou a medalha de ouro ao cravar 47min31s557, seguida de Mirely Ferreira, de Joinville, em segundo lugar, com o tempo de 48min51s439. Na terceira colocação completou o pódio Luisa Caroline Duwe, também de Blumenau.

“Foi uma prova bem constante, pois eu sabia como andar, já que conhecia a pista, que é uma das mais técnicas do Brasil. Eu botei o meu ritmo na prova e consegui vencer”, disse o campeão Vinicius, de 16 anos, que é tricampeão brasileiro da prova em sua faixa etária. 

“Vencer essa prova dura foi muito emocionante para mim. Já vinha me preparando a tempos, pois eu sabia que ela seria bastante disputada. Lutei até o final e consegui”, comemorou a campeã Ana Beatriz, de 15 anos.

Ciclismo prossegue nesta terça

Nesta terça-feira, 20, o ciclismo dos Joguinhos prossegue às 9 horas com a prova de contra relógio individual na Via Expressa, em Blumenau. Na quarta, 21, a programação continua com a disputa de estrada e na quinta, 22, a modalidade se encerra com a prova de bicicross (BMX) na pista de Brusque.

Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina tiveram início dia 15, e prosseguirão até o dia 25 com os 4.100 atletas dos 78 municípios disputando as modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação e taekwondo, futsal, tênis, tênis de mesa e voleibol.

A competição é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes em parceria com o município de Blumenau.

Contato imprensa: Antonio Prado (48) 9 9949-5255 e Delamare Filho (48)9 9816-3131

sábado, 17 de setembro de 2022

Duelo de estreantes no vôlei feminino dos Joguinhos

Na manhã desse sábado, 17, a partida de vôlei feminino entre Ibirama versus Tubarão, marcou o encontro de duas cidades estreantes nesta modalidade na 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
.
Pela primeira vez na história dos Joguinhos, as duas equipes participam de uma etapa estadual. Após uma partida bastante disputada, Ibirama fez 3 a 0 em Tubarão.
.
A levantadora da equipe de Ibirama, Kauany Veloso de Linhares, destacou a organização da Fesporte e a excelente infraestrutura da cidade anfitriã do evento.
.
Para ela, é uma honra poder participar dos joguinhos e com certeza será inesquecível. “A hospedagem e a convivência com outras pessoas são incríveis. Estou muito feliz em estar aqui”.
.
Bastante emocionada após o término da partida, a atleta de Tubarão, Lenita Rosa, relata a importância de representar uma cidade tão importante como Tubarão. “É uma sensação muito boa e é muito gratificante e podermos evoluir com tudo isso e se preparar mais para o futuro”.
.
O assessor de esportes de Ibirama, Fábio Beninca, ressalta o quão gratificante é participar de uma etapa estadual e principalmente depois de um momento tão complicado que o mundo viveu com a pandemia.
.
“Aproveito a oportunidade para agradecer a cidade de Blumenau e a Fesporte pela acolhida e pela linda abertura na noite de ontem.”
.
Texto e Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Anjos no esporte

Alegre com a vitória, mas preocupada com sua condição física para as próximas partidas. Esse era o pensamento da atleta Mirela Oliveira, depois de uma disputa de bola e que resultou em uma pequena entorse em seu tornozelo.

Tal fato aconteceu na partida de futsal feminino, onde Criciúma goleou Florianópolis pelo placar de 8 a 0, jogo válido pela segunda rodada de classificação dos 34º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que acontecem até o dia 25, em Blumenau.

Após o choque, Mirela saiu de quadra com fortes dores no tornozelo direito. A equipe de intervenção médica foi chamada para atendimento. Em alguns minutos, Mirela já estava melhor e relatou que tudo aconteceu muito rápido. “Fomos firmes na jogada e com o choque machuquei meu tornozelo. Coisa normal de jogo”. 

Em relação ao atendimento ela destacou a atenção e o cuidado da dupla de socorristas. “Eles são muito atenciosos e fizeram o melhor para me atender”. Os socorristas em questão, são a dupla, Tamires Jaíne Cordeiro e Ismael Miranda Chaves, da empresa Anjos da Vida.

Para Tamires, situações como essa fazem parte da rotina deles.  Com a unidade móvel de urgência, realizamos o primeiro atendimento e se for preciso, transportamos aquele que precisa para um hospital ou uma unidade de saúde mais próxima. “Estamos aqui para prestar um atendimento rápido e eficaz para amenizar os sintomas da pessoa. E caso seja necessário, transportamos rapidamente a pessoa para um atendimento de maior complexidade”.

Uma atividade de extrema importância em eventos desse porte. Para Ismael, o principal objetivo da equipe de socorristas é atender aquele que precisa da melhor forma, lhes trazendo conforto num momento desconfortável.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

Fotos – Eduardo Schaucoski.


E como esquecer daqueles que tocaram meu coração e minha vida...

E como esquecer daquele final de tarde no dia 01 de fevereiro de 1997, quando no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)...